6. O Desenvolvimento Embrionário no Ouriço-do-mar, Strongylocentrotus purpuratus
Fig. 1 - Ciclo de vida do ouriço-do-mar
A clivagem do ouriço-do-mar é completa, ou seja, é do tipo holoblástica, isolécita pois tem o vitelo igualmente distribuído e radial, típica dos equinodermes.
Na 1ª e 2ª divisões, ou seja, fases 2 e 4 células dão-se clivagens meridionais e perpendiculares uma à outra.
A 3ª divisão é equatorial e perpendicular às outras - separa o pólo vegetal do animal.
Na 4ª divisão as 4 células do pólo animal dividem-se meridionalmente formando 8 blastómeros iguais - mesómeros. No pólo vegetal a divisão é desigual formando 4 células grandes - macrómeros - e 4 células pequenas - micrómeros.
A fase de blástula começa na fase 128 células e caracteriza-se pela formação de uma esfera oca com uma cavidade central - blastocélio.
Se se transplantar os micrómeros para o polo animal ocorre também invaginação no polo animal e indução de um eixo secundário.
Fig. 2 - Segmentação e gastrulação do ouriço-do-mar
A gastrulação inicia-se com com o ingresso das células do mesênquima primário para o interior do blastocélio após dissociação destas da monocamada epitelial.
Seguidamente dá-se invaginação dos micrómeros do polo vegetal para dentro do blastocélio e à cavidade formada dá-se o nome de arquêntero e à sua entrada pelo pólo vegetal blastoporo.
O arquêntero continua a alongar-se até ao pólo animal dando lugar à boca e tubo digestivo e o blastoporo dá lugar ao ânus.
Sem comentários:
Enviar um comentário